logo top site.fw.png

Como sua empresa pode evitar litígios com os consumidores e como vicenciar esta situação para não perder o cliente?

 

Publicado por Rodrigo Torelli Advogados

15/03/2019
 

Ao contrário do que se imagina o Código de Defesa do Consumidor não protege apenas os Consumidores, mas também a empresa.

 

Os consumidores estão cada vez mais preparados e conhecedores de seus direitos, e sob este prisma, a empresa moderna também deve estar preparada para atender com excelência, tanto para atender este cliente, prevenindo e solucionando o problema de maneira ágil e satisfatória para ambos, como para se prevenir de maiores dissabores.

 

Qual necessidade da advocacia preventiva neste contexto? Ora, o litígio é desgastante e oneroso não somente para a empresa ou para o consumidor em si, mas principalmente para a marca, eis que o desgaste a que é submetida traz prejuízos incalculáveis.

 

Notamos que a cada ano o número de demandas face às empresas, promovidas por consumidores insatisfeitos só aumentam, e hoje conta com o terceiro lugar no ranking de ações, segundo o CNJ, o que por si, deveria ser motivo de cautela ao empresário, eis que o litígio impactua diretamente no resultado financeiro da empresa, e conforme o número de demandas pode levar inclusive a empresa a falência.

 

O litígio é caro, as ações judiciais são desgastantes, frustrantes, razão pela qual, há de evitar pontualmente atritos com o cliente, conhecendo os direitos do consumidor, os direitos da empresa na relação de consumo e a partir daí adotar procedimentos de controle de qualidade e segurança nos produtos e serviços que coloca no mercado.

 

Falamos aqui de tributos incidentes no preço, peso do produto, composição, cuidados com publicidade, treinamento de pessoal, cuidado com as propagandas ofensivas, enganosas e omissas, enfim, se acautelar através de um corpo jurídico especializado, que é o único apto a lhe fornecer orientações neste sentido.

 

A advocacia preventiva neste contexto é de suma importância para proteger a empresa de ações judiciais, de conflitos desnecessários e desgastantes.